
Os Museus do Vaticano abrigam uma das coleções de arte e antiguidades mais importantes do mundo e inclui a célebre Capela Sistina, obra-prima da humanidade que você deve contemplar pelo menos uma vez na vida.
Falamos de museus, em plural, porque o que hoje visitamos é o resultado de sucessivas incorporações e ampliações impulsionadas pelos Papas dos últimos cinco séculos, que unificaram um conjunto de coleções artísticas desde o antigo Egito até o século XX.
O QUE PODEMOS VER?
Podemos dividir as coleções e visitas dentro dos museus em 3 elementos básicos: os museus, as estâncias visitáveis e as capelas.
Uns e outros aparecem entrelaçados na visita, mas é interessante considerar estas três opções.
MUSEUS
Temos à nossa disposição numerosos espaços museísticos cada um com seu próprio tema que passamos a detalhar:
Pinacoteca do Vaticano
18 salas e mais de 400 obras, hospedadas em um palácio do século XX.
As primeiras salas se dedicam à pintura italiana dos séculos XII a XV, com artistas como Giotto o Fra Angélico.
O mais visitado está nas salas VIII e IX, com Rafael e Leonardo da Vinci respectivamente. Você não pode perder a Virgem de Foligno de Rafael.
A sala XII abriga as obras de Caravaggio, com a importantíssima Deposição da Cruz.
Coleção de arte religiosa contemporânea
Uma alternativa ao predomínio do clássico. 800 obras em 55 salas inauguradas nos anos 70.
Com certeza não é um espaço para desprezar. Você poderá encontrar obras de Bacon, Chagall, Dali, Paul Gauguin, Kandinsky, Matisse e Van Gogh, entre outras.
Museu Pio-Clementino
12 maravilhosas salas dedicadas a esculturas gregas e romanas. Destacam-se Grupo de Laoconte, o Apolo do Belvedere, o Apoxyómenos e a Afrodite de Cnido.
Museu Gregoriano Egípcio
Incentivado por Gregório XVI em 1839 com obras em sua maioria provenientes de Villa Adriano em Tivoli. Abriga coleções egípcias, assírias e da Mesopotâmia.
Outros museus
De menor interesse para o turista médio é o resto dos museus. Falamos do Museu Etrusco, Museu etnológico (obras doadas ao Papa), Museu Pio Cristiano, Museu Filatélico e Numismático…
ESTÂNCIAS
No transcurso de nossa visita vamos poder visitar algumas das salas artisticamente mais importantes do Vaticano. Estas estâncias receberam diversos usos a o largo da história e hoje permitem ao público contemplar sua decoração, na que destacam os frescos de grandes artistas clássicos.
Existe 3 salas que recomendamos especialmente: As estâncias de Rafael (4 maravilhosas salas decoradas com afrescos de Rafael e seus acólitos), a Loggia de Rafael (um espaço de passo de 65 metros de comprimento com afrescos de Rafael) e a Sala da Imaculada (de Podesti, século XIX, dedicada ao dogma da Imaculada Conceição).
De especial interesse é a Galeria dos Mapas, a coleção cartográfica mais importante do mundo.
CAPELAS
As capelas eram espaços de uso religioso. A Capela Sistina se destaca com luz própria:
Capela Sistina
Maravilhoso espaço artístico e espiritual e principal atração da visita a os Museus do Vaticano. A afluência de público é grande e o tempo para vê-lo é escasso.
A iconografia, que adquiriu valor universal, nos oferece obras como a criação de Adão ou o Juízo Final, obras-primas absolutas do trabalho de Miguel Ângelo.
É também um lugar onde se respira a história, pois é a sede dos conclaves de eleição do Papa há muitos séculos e de onde se acende a fumaça que marca o resultado das deliberações.
OUTRAS ATRAÇÕES
Escada espiral de Giuseppe Momo
Está na saída dos Museus do Vaticano e produz um efeito ótico muito destacado e fotografado. A estrutura aparenta ser muito mais longa do que é realmente, formando uma armadilha. Atenção! A escada visitável é a do arquiteto Momo. A original de Bramante, na qual este se inspirou, não está aberta ao público.
As zonas exteriores
Os Museus Do Vaticano dispõem de agradáveis espaços ao ar livre onde é possível respirar um pouco de ar puro.
Um dos mais destacáveis é Cortile dela Pigna pela sua escultura de um abacaxi gigante de bronze do século I, anteriormente situada no Panteão. No centro, encontramos a enorme esfera de metal que representa A Terra, obra de Pomodoro, de 1990.
INFORMAÇÃO PRÁTICA
A entrada é grátis no último domingo de cada mês, na Jornada mundial do turismo (27 de setembro), para menores de 6 anos, pessoas com discapacidade superior a 74% acreditada e outros grupos (professores, jornalistas …).
Reservar visita guiada em português
O Voucher de confirmação inclui informações completas sobre o operador, incluindo números de telefones locais. Nossos Gerentes de produtos selecionam apenas os operadores mais experientes e confiáveis em cada destino, eliminando o seu trabalho de adivinhação e garantido sua tranquilidade.
Preços e detalhes
Avaliação
Gostou desta história? Você pode classificar de 1 a 5. Obrigado pela sua contribuição!
(7 votos, média: 4.29 do 5)
Loading...
Artigos Relacionados
VisitaroVaticano.com
O nosso site é uma guia do Vaticano para turistas e peregrinos. Oferecemos informação sobre as principais atrações, visitas guiadas, conselhos, transportes e muito mais.Contato
Você tem alguma dúvida, pergunta ou comentários?Não hesite em entrar em contato conosco!
Envie um e-mail para
info@trafalgarnet.com
Adicionar comentário