Igrejas do Trastevere: Santa Maria e San Crisogono

Roma Cristã 0 181
Igrejas do Trastevere

O Transtevere deve o seu nome  ao rio que abraça esta cidade, o Tibre (Tevere em italiano) e significa «para além do Tibre». Para chegar até aqui, basta cruzar a formosa Ponte Sisto, que oferece uma magnífica vista da cidade a todo aquele que a atravessa. O Transtevere é aquele bairro de Roma que, quando se conhece, nunca mais se quer sair de lá. A cor avermelhada das suas fachadas tece a dolce vita romana em ruelas e recantos lindíssimos cheios de gerânios.

As vozes do mercado de São Cosimato são levadas pelas  andorinhas que fazem ninho nas suas duas igrejas: Santa Maria del Trastevere e São Crisógono, dois dos templos mais antigos de toda a Roma. Uma visita não muito longe do Vaticano e  absolutamente recomendável.

A Igreja de Santa Maria do Trastevere

É a rainha do bairro do Trastevere. A Igreja de Santa Maria encontra-se na praça com o mesmo nome e a sua história percorreu um longo caminho. Antes de entrar na basílica vale a pena deter-se um pouco para contemplar a grande fonte, obra de Carlo Fontana que se ergue no meio da praça. A tradição conta que, neste lugar, surgiu do solo uma prodigiosa erupção de azeite  (provavelmente petróleo) que o Papa Calixto I considerando que isto era um sinal da vinda do Messias, fundou, neste mesmo lugar, Santa Maria do Trastevere no sec. I. Foi restaurada até alcançar o seu aspeto atual pelo Papa Inocêncio II. Curiosamente, parte do material utilizado foi trazido das termas de Caracalla.

Crê-se que Santa Maria do Trastevere foi a primeira igreja aberta ao culto na história da capital de Itália. Um dos elementos que mais salta à vista é o fermoso mosaico da sua fachada proveniente do sec. XIII, e não só esse: no seu interior,  podem apreciar-se outros mais, mas há que estar atento a não perder o mais antigo de todos, que data do sec. I e se encontra encastrado na parede direita do vestíbulo da sacristia.

Igreja de São Crisógono

A outra basílica por excelência do Trastevere é São Crisógono. Atualmente é administrada pelos sacerdotes da Ordem Trinitária. As suas origens remontam ao sec. IV  quando o Papa Silvestre I  incitou  a  sua fundação.

Tal como a basílica de Santa Maria, é uma das igrejas mais antigas de Roma. Boa prova disso são os restos arqueológicos que se podem ver no seu interior e que correspondem à primitiva igreja edificada para guardar as relíquias de São Crisógono, erigida sobre as ruínas  de casas romanas da época tardorreepublicana.

O interior de São Crisógono é de estilo barroco e isso deve-se  a um dos muitos restauros que sofreram as igrejas romanas nesta época. Na sua ábside destaca-se um magnífico mosaico do se. XIII e ao longo  do templo encontram-se  excelentes obras de arte de mestres tais como Carlo Marchioni, Pietro Braccie Paolo Guidotti entre outros.

O bairro do Trastevere

É o bairro que todo o romano ama e, em geral, todo aquele que o visita. As suas ruas estreitas escondem recantos únicos. Um plano ideal é tomar  o pequen almoço no  Caffè Settimano, deliciando-se com um cappuccino e um cornetto. Este bairro deixa-se percorrer facilmente, sem pressa, deixando-nos levar pelo traçado das ruas. A manhã é ideal para aproveitar e sentir de perto o ambiente do Mercado de San Cosimato e calcorrear as ruas aldeãs onde se encontram negócios de toda a vida, como o empório de especiarias da Via Francesco a Ripa.

Se se decidir por comer aqui, a melhor opção é provar os pratos do Ristorante La Scala, em especial os tradicionais spaghetti caccio e peppe de Roma. Se preferir a pizza, a escolha é simples: vá à Pizzeria Dar Poeta, situada na bonita ruela do Vicolo del Bologna.

 Explore as sinuosas e românticas ruas de Trastevere

O Voucher de confirmação inclui informações completas sobre o operador, incluindo números de telefones locais. Nossos Gerentes de produtos selecionam apenas os operadores mais experientes e confiáveis em cada destino, eliminando o seu trabalho de adivinhação e garantido sua tranquilidade.

Avalie esta reportagem

Gostou desta reportagem? Pode classificá-la de 1 a 5. Obrigado pela sua contribuição!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...Loading...

No mapa

Pontos do Editor

  • avaliação
  • Resultado

Classifique este artigo

  • avaliação
  • Resultado

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Reserva de hospedagem

Datas da estadia

Data de checkin

calendar

Data de checkout

calendar

Sem custos reserva
Cancelamento Gratuito

Experiências de viagem

Os melhores Links

Vaticano em Google+

VisitaroVaticano.com

O nosso site é uma guia do Vaticano para turistas e peregrinos. Oferecemos informação sobre as principais atrações, visitas guiadas, conselhos, transportes e muito mais.

Vaticano nas Redes Sociais

Contato

Você tem alguma dúvida, pergunta ou comentários?
Não hesite em entrar em contato conosco!
Envie um e-mail para
info@trafalgarnet.com