A Basílica de Santa Maria Maior

Roma Cristã 0 136
A Basílica de Santa Maria Maior

Para além do Vaticano, Roma tem muitas basílicas de incalculável valor e beleza. Uma delas é Santa Maria Maior que, juntamente com outros três templos, forma as conhecidas quatro basílicas maiores de Roma.

Como chegar

A Basílica de Santa Maria Mayor ou Santa Maria Maggiore encontra-se na praça homónima, situada a escassos metros da estação de Termini no Rione (ou bairro) Esquilino. Embora Roma seja ideal para caminhar sem necessidade de apanhar transporte público, se se desejar pode chegar-se até aqui de autocarro ou de metro, evitando as grandes ladeiras da Via Cavour. Os Metros A e B (paragens em Termini ou Cavour) e as linhas de autocarros 64,70,71 e H param em Termini. Daqui são apenas 5 minutos a pé até chegar à Basílica.

Património

A história de Santa Maria Maior tem um halo de lenda. No ano de 356, a Virgem apareceu em sonhos ao Papa Libério, ordenando-lhe construir um templo onde encontrasse neve. Depois de nevar na manhã de 5 de agosto, o pontífice obedeceu e construiu esta igreja. É por isso que todos os anos se celebra a cerimónia do milagre da neve, lançando milhares de pétalas de dálias na praça de Santa Maria Maior.

Nenhuma das quatro grandes Basílicas de Roma apresenta a mistura de estilos de Santa Maria Maior. O edifício original é do sec. V e a prova disso são as suas colunas de estilo ateniense. Da época medieval, ficou um magnífico pavimento  com decorações geométricas em mármore e o campanário românico. Durante o Renascimento foi construída a nova decoração do teto e, já no Barroco dotou-se este majestoso templo com os seus dois característicos campanários e as suas fachadas frontal posterior. Vale a pena admirar os seus mosaicos, uma das obras mais apreciadas em Santa Maria Maior, com cenas bíblicas e admirar igualmente o Cristo de la logia ou loggia.

Que fazer na zona?

Roma divide-se em Riones (bairros) e muitos deles conservam o nome das colinas sobre as quais originariamente se ergueu a cidade. Uma delas é o Esquilino limitada pelo monumento a Vítor Emanuel, mais conhecido como Il Macchinone (por se assemelhar a uma máquina de escrever) e a basílca de Santa Maria Maior, estendendo-se em parte até Monti.

É uma zona de muito trânsito, já que é aí que se encontra a estação de Termini. Provavelmente, quando chegar a Roma é a primeira parte da cidade que vai conhecer. É um dos bairros mais étnicos da capital italiana, pois aí se mantém esse perfume típico que envolve toda a cidade de Roma. Ver o seu mercado (Via Filippo Turati, 160,9)  é uma panorâmica colorida de mistura de sotaques e culturas que se vivem neste bairro. As suas bancas de especiarias, frutas e legumes frescos são ideais para serem visitados de manhã. Caminhando pela Via Merulana, desde a Basílica de Santa Maria Maior, chega-se a à Basílica de São João de Latrão em 10 minutos, outra das quatro basílicas maiores de Roma. Se em vez disto, preferir um pouco de arte atual, ao longo da Via Nacional, mais concretamente no número 86, vai encontrar murais preciosos ao estilo de Banksy.

Ao longo das elegantes ruas do sec. passado encontram-se numerosas trattorias e osterias; em Roma é difícil comer-se mal. Fugir sim do menu turístico e tentar descobrir lugares onde o público seja só italiano. Um desses lugares é a Osteria La Sol Fa (Via Germano Sommeiller, 19-21), um típico local romano onde poderá provar uma deliciosa massa à amatriciana. Mamma Mia!

Avalie esta reportagem

Gostou desta reportagem? Avalie-a de 1 a 5. Obrigada pela sua colaboração!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...Loading...

Pontos do Editor

  • avaliação
  • Resultado

Classifique este artigo

  • avaliação
  • Resultado

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Reserva de hospedagem

Datas da estadia

Data de checkin

calendar

Data de checkout

calendar

Sem custos reserva
Cancelamento Gratuito

Experiências de viagem

Os melhores Links

Vaticano em Google+

VisitaroVaticano.com

O nosso site é uma guia do Vaticano para turistas e peregrinos. Oferecemos informação sobre as principais atrações, visitas guiadas, conselhos, transportes e muito mais.

Vaticano nas Redes Sociais

Contato

Você tem alguma dúvida, pergunta ou comentários?
Não hesite em entrar em contato conosco!
Envie um e-mail para
info@trafalgarnet.com