Praça de São Pedro

Atrações 0 1397
Praça de São Pedro

A majestosa Praça de São Pedro é o imenso espaço que com sua colunata, abraça os fiéis, peregrinos e visitantes que chegam ao centro da Cristandade. Em poucos lugares é possível ver tanta gente proveniente de todos os cantos do mundo e unida pela força da fé ou pelo interesse artístico e cultural.

A chegada, através da Via da Conciliazione, com a visão da obra de Miguel Ângelo, da cúpula e dos palácios episcopais é acolhedora.

História

A configuração atual da praça data do século XVII, com a intervenção de Bernini, trás a iniciativa do Papa Alexandre VII. O objetivo era conseguir que o maior número possível de pessoas pudesse ver o Papa dando sua benção, da própria fachada ou das janelas do Palácio Vaticano.
Para isso, desenhou um espaço de dimensões colossais organizado como uma colunata circular de estilo Dórico com o fim de não competir com a fachada de estilo palaciano da própria Basílica.

Estrutura

A praça é uma grande esplanada trapezoidal que se alarga lateralmente mediante duas passagens, com forma elíptica, de colunatas concluídas em uma balaustrada sobre a qual, assentam-se as figuras de cento e quarenta santos de diversas épocas e lugares; em seu interior encontram-se duas fontes, uma em cada foco da elipse, e no meio da praça ergue-se um monumental obelisco.

Obelisco

O grande obelisco central tem uma altura de 25 metros e carece de inscrições de hieróglifos. Data do ano 30 a.C. de Alexandria. Foi levado a Roma por Calígula em 37 para a spina do Circo do Vaticano e posteriormente situado em sua atual localização pelo Papa Sisto V em 1586.

Curiosidades e conselhos de visita

- A Praça de São Pedro é um lugar utilizado para grandes eventos, que considerando o alto nível de assistência, não podem ser realizados na Basílica. Referimos a missas multitudinárias, recepções papais, bendições, Ângelus etc.

- A afluência de público é enorme durante o ano inteiro, fundamentalmente nas principais celebrações litúrgicas. É recomendável programar a sua visita de manhã, o mais cedo possível, para evitar a multidão. A visão noturna é também muito impactante.

- Os novos tempos e a enorme afluência de público tornaram necessário organizar a praça afetando sua configuração original com valas de segurança, telas gigantes, asseios…, elementos inevitáveis para prestar serviço digno aos milhões de visitantes.

Avaliação

Gostou desta história? Você pode classificar de 1 a 5. Obrigado pela sua contribuição!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (5 votos, média: 4.60 do 5)

Loading...Loading...

Pontos do Editor

  • Avaliação
  • Resultado

Classifique este artigo

  • Avaliação
  • Resultado

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Reserva de hospedagem

Datas da estadia

Data de checkin

calendar

Data de checkout

calendar

Sem custos reserva
Cancelamento Gratuito

Experiências de viagem

Os melhores Links

Vaticano em Google+

VisitaroVaticano.com

O nosso site é uma guia do Vaticano para turistas e peregrinos. Oferecemos informação sobre as principais atrações, visitas guiadas, conselhos, transportes e muito mais.

Vaticano nas Redes Sociais

Contato

Você tem alguma dúvida, pergunta ou comentários?
Não hesite em entrar em contato conosco!
Envie um e-mail para
info@trafalgarnet.com