As Catacumbas de São Sebastião e de São Calisto

Roma Cristã 0 808
As Catacumbas de São Sebastião e de São Calisto

Escondidas e secretas, as catacumbas  sempre se rodearam de um halo misterioso que as torna irresistíveis para quem quer descobrir melhor o passado. Estes cemitérios subterrâneos abundam em toda a Roma e o motivo da sua existência é um tanto curioso. Continue a ler e não perca as catacumbas  mais importantes para ver em Roma, a catacumba de São Sebastião e a de São Calisto.

História das catacumbas de Roma

Uma lei romana proibia enterrar os mortos dentro da circunscrição da cidade. A maioria das necrópoles encontrava-se longe do centro, porque o que acontecia é que os romanos tinham por costume incinerar os seus mortos, enquanto outras religiões como a cristã e a judaica preferiam sepultá-los. Perante a falta de espaço, durante o sec. II, procuraram lugar, escavando galerias subterrâneas, as catacumbas. Era muito frequente a devoção a certas relíquias de mártires, razão pela qual, pouco a pouco as catacumbas começam a expandir-se, criando-se pequenas galerias e verdadeiros labirintos de túneis debaixo de terra, com lugares, inclusivamente destinados para o culto. Permaneceram no esquecimento durante séculos, até que, no auge da arqueologia moderna, no sec. XIX, foram explorados, descobrindo-se pela primeira vez todos os seus segredos.

A Via Appia Antica ou Regina Viarum de Roma foi a primeira de milhares de calçadas que povoaram o solo do Império Romano. Esta via  que unia Capua e Roma,  construída no ano de 312 a.c. foi a calçada romana mais importante e este pode ser o motivo pelo qual se situam, de cada um dos  lados, algumas das catacumbas mais espetaculares da capital italiana: a de São Sebastião e a de São Calisto. Visitá-las é uma experiência única e uma forma ideal de conhecer mais de perto o passado  da cultura cristã.

Como chegar

Para chegar até à Via Appia, basta apanhar a linha 118 de autocarro, desde o Coliseu ou desde o Circo Máximo (Appia Nuova-Villa Dei Quintilli), ou então tomar o Metro B até à paragem de Laurentina e depois  apanhar a linha 765 de autocarro (Tor Carbone-Appia Antica).

O mais importante da visita

Dada a estreiteza destas catacumbas,  o guia dá as explicações antes da descida ao subterrâneo. Lá dentro, percorrem-se os túneis, galerias e criptas principais, sem pausas demasiado longas.

Catacumbas de São Sebastião

Horário: das 9.00 às 12.00 e das 14.00 às 17.00

Situadas no número 136 da Via Appia Antica, os 12 Kilómetros destas catacumbas escondem passadiços, túneis e galerias impressionantes que se podem visitar sempre na companhia de um guia. Como indica o seu nome, o mártir mais famoso que se encontra enterrado nesta galeria é São Sebastião, mas parece que os restos dos apóstolos Pedro e Paulo também passaram por aqui. Primitivamente, estas catacumbas constavam de quatro pisos subterrâneos mas, atualmente, o primeiro está destruído e não se pode aceder a ele.

Ao longo do percurso, podem-se observar vários frescos, epígrafes, pinturas, e um busto de São Sebastião, cuja autoria está atribuída ao famoso Bernini.

Catacumbas de São Calixto

Horário: das 9.00 às 12.00 e das 14.00 às 17.00/ encerradas todas as quartas- feiras e durante o  mês de fevereiro

Ocupam quase 15 hectares. Um total de 20 quilómetros  de túneis e de galerias fazem destas galerias uma das maiores de Roma. Nelas foram enterradas, para além de milhares de cristãos, dezenas de mártires e 16 papas. O seu nome advém do diácono São Calisto (mais tarde papa)  designado pelo papa Ceferino,  como vigilante e administrador do cemitério, nos princípios do sec. III. Estas amplas catacumbas dividem-se em diferentes áreas ou criptas: as de Luciana, a zona dos papas e a de Santa Cecília, que são as partes mais antigas.

Ultrapasse as muralhas de Roma e aventure-se nos antigos túneis de suas catacumbas

 O Voucher de confirmação inclui informações completas sobre o operador, incluindo números de telefones locais. Nossos Gerentes de produtos selecionam apenas os operadores mais experientes e confiáveis em cada destino, eliminando o seu trabalho de adivinhação e garantido sua tranquilidade.

Avalie esta reportagem

Gostou desta reportagem? Pode avaliá-la de 1 a 5. Obrigado pela sua colaboração.

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...Loading...

Pontos do Editor

  • avaliação
  • Resultado

Classifique este artigo

  • avaliação
  • Resultado

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Reserva de hospedagem

Datas da estadia

Data de checkin

calendar

Data de checkout

calendar

Sem custos reserva
Cancelamento Gratuito

Experiências de viagem

Os melhores Links

Vaticano em Google+

VisitaroVaticano.com

O nosso site é uma guia do Vaticano para turistas e peregrinos. Oferecemos informação sobre as principais atrações, visitas guiadas, conselhos, transportes e muito mais.

Vaticano nas Redes Sociais

Contato

Você tem alguma dúvida, pergunta ou comentários?
Não hesite em entrar em contato conosco!
Envie um e-mail para
info@trafalgarnet.com