Basílica de San Lorenzo Fuori le Mura

Roma Cristã 0 91
Lorenzo-fuori-le-mura (1)

Lorenzo fuori le mura ou Lourenço Extramuros também é conhecida pelo povo romano como Lorenzo al Verano. É uma das Sete Igrejas de Roma e está situada na zona extramuros da Via Tirburtina. Foi considerada Basílica Patriarcal até ao s. XIX. É outro dos grandes monumentos da Roma Cristã.

Origens do Templo

Como a maioria das basílicas romanas, a de Lorenzo fuori le mura assenta sobre os restos de outra mais antiga. Neste caso, trata-se da que foi construída pelo Imperador Constantino I, perto do túmulo de São Lourenço, sobre o qual mais tarde foi levantado um oratório. O Papa Pelágio II construiu neste mesmo lugar, outra igreja, abandonada mais tarde, entre os séculos IX e XII. Foi  graças à chegada do Papa Onório que se começaram a realizar grandes trabalhos de restauro e de ampliação da Basílica construída por Pelágio II, convertendo-se no presbitério da basílica moderna. Mais tarde, este templo converteu-se na sede do Patriarca latino de Jerusalém. Na época do barroco, a Basílica sofre uma série de transformações, acrescentando-se ornamentações mais carregadas que foram eliminadas pelo arquiteto Virgínio Vespigniani no s. XIX.

A destruição durante a Segunda Guerra Mundial

No entanto, esta série de restauros que sofreu ao longo  da sua história não  terminou, pois durante a Segunda Guerra Mundial, a basílica ficou praticamente destruída, após os bombardeamentos de Roma. Esta última grande reconstrução terminou  em 1948.

Visita ao complexo religioso

A Basílica de São Lourenço Fuori le Mura é conhecida também como a Basílica de São Lorenzo al Verano devido a que,  num  dos seus lados, foi construído o  primeiro cemitério público de Roma, o cemitério do Verano.

Exterior

A visita que se pode realizar atualmente inclui a possibilidade de contemplar o seu exterior, onde se destaca, sem deixar lugar a dúvidas, a pequena praça que a precede e onde  se encontra uma coluna com a estátua em bronze de São Lourenço. Mais à frente e, de   um lado da basílica, situa-se o seu famoso campanário do s. XII. A fachada que atualmente existe está  longe  do que foi em épocas passadas, quando estava recoberta de mosaicos. Infelizmente os bombardeamentos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial destruiram parte do encanto, sendo esta a razão da sobriedade que apresenta o templo.

Por baixo do pórtico conservam-se alguns frescos que representam a vida de São Lourenço e a vida de Santo Estêvão, e também, alguns dos milagres atribuídos a estos dois santos por  quem o povo italiano sente grande devoção.

Interior

A estrutura da basílica é formada por três naves que, por sua vez, é também composta por outras duas basílicas contíguas: a que foi erigida pel0  Papa Pelágio e a que resultou da transformação no  s. XIII, que agora constituem a parte principal do edifício.

De todos os atrativos do  interior da basílica de São Lourenço fuori le mura, o que ressalta mais é o seu grande órgão, construído en 1958 pelos irmãos Ruffatti em substituição do anterior órgão existente, obra da família Priori, e que foi destruído na Segunda Guerra Mundial. Este belo instrumento consta de dois teclados de 61 teclas cada um e de 32 pedais. O órgão toca em numerosas ocasiões e assistir a uma celebração pode ser a melhor maneira de ter uma experiência completa neste templo.

Os arredores
A basílica de San Lorenzo fuori le mura  situa-se nuna zona um pouco  afastada do centro mas  chega-se lá facilmente com o autocarro 492 que sai da Praça Venezia frente ao monumento a Vittorio Emmanuele. Aproveitando estar na zona, pode ver-se a Universidade da Sapienza que se encontra a poucos passos e visitar alguns  museus, como por exemplo, o Museu do Próximo Oriente e Egito e o de Arte Clássica.

Pontos do Editor

  • avaliação
  • Resultado

Classifique este artigo

  • avaliação
  • Resultado

Artigos Relacionados

Adicionar comentário

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Reserva de hospedagem

Datas da estadia

Data de checkin

calendar

Data de checkout

calendar

Sem custos reserva
Cancelamento Gratuito

Experiências de viagem

Os melhores Links

Vaticano em Google+

VisitaroVaticano.com

O nosso site é uma guia do Vaticano para turistas e peregrinos. Oferecemos informação sobre as principais atrações, visitas guiadas, conselhos, transportes e muito mais.

Vaticano nas Redes Sociais

Contato

Você tem alguma dúvida, pergunta ou comentários?
Não hesite em entrar em contato conosco!
Envie um e-mail para
info@trafalgarnet.com